Informações sobre franchising

A Perspectiva Do Franqueador

O que leva uma empresa a tornar-se uma franquia? A resposta a esta pergunta ajudará a um franqueado potencial transformar-se em um consumidor mais esclarecido. Compreender a perspectiva do franqueador pode ajudar ao franqueado na seleção de uma franquia e na negociação de sua compra.

Expansão mais rápida. Uma razão preliminar para que um negócio se adeqüe a vir a se tornar uma franquia é a potencialidade a expandir mais ràpidamente. Falta de capital ou escasses de empregados adequados podem retardar a expansão do negócio. O franqueado fornece ambos quando uma tomada nova é aberta. Um franqueador pode ajudar a um franqueado em obter o financiamento para um negócio novo, mas aos caberá ao franqueado a responsabilidade para o reembolso dos fundos. Além disso, o proprietário da franquia é selecionado geralmente por causa de suas habilidades, experiência e capacidade de gerência do negócio. Assim, uma operação de franquia é um acordo mutuamente benéfico para o franqueador e o franqueado.

Motivação mais elevada. Quando uma empresa franquia suas operações, adquire um grupo motivado de gerentes. Cada gerente é um proprietário e tem um nível elevado de motivação para o sucesso. Um franqueado é também mais responsável para com as ações, porque o gerente como um proprietário é totalmente responsável para com os resultados do negócio. Isto significa que um franqueado potencial deve perguntar por que um franqueador quer o franqueado compra uma unidade da franquia. Se o único benefício que um franqueado traz é dinheiro, o franqueado deve ser cauteloso quanto ao franqueador querer fazer negócio.

Capital. Há uma outra vantagem ao franquear um negócio, a de permitir que uma companhia levante dinheiro sem vender o negócio em si. O franqueador usa taxas da franquia para a expansão do negócio. Issuing stock often results in reduced control and less profits per shareholder. Os empréstimos frequentemente são dados com determinadas provisões unidas e custAM uma quantidade significativa de juros. O franqueador é uma alternativa que supera estas desvantagens. Entretanto, é útil explorar alguns inconvenientes enfrentados por um franqueador.

Imagem. O nome e a imagem de uma companhia estão em risco quando vendidos a outros indivíduos. Assim, um franqueador é supervisor particular sobre a qualidade e os padrões que os franqueados esperam encontrar. Os franqueadores conseqüentemente geralmente designam as práticas de negócio muito detalhadamente, para que os franqueados possam segui-las. As ajudas excedentes da imagem, do interesse, também explicam porque muitos franqueadores reservam o direito de reverter uma compra de uma unidade franqueada. Os franqueados potenciais podem tranqüilizar-se com conforto de que a maioria dos franqueadores quer ver acontecer. Isto motiva também franqueadores para fornecer a sustentação necessária e ajuda-los a conseguir alcançar o sucesso.

Menor margem de lucro para o franqueador. Uma outra desvantagem a um franqueador é o sacrifício dos lucros. Uma unidade própria é frequentemente mais lucrativa do que uma franqueada. Além da companhia possuir os recursos da compra. Um franqueado potencial deve considerar as motivações futuras de um franqueador ao compra uma franquia. Quais as vantagens em o franqueador tomar a unidade de volta após um franqueado investir tempo e energia para fazer a operação rentável? Um franqueador deve ver o sucesso de uma operação rentável como benéfico a ambas as partes.

Competição potencial. Ao franquear um negócio há também a preocupação de não se treinar concorrentes. Os franqueados podem aprender como um negócio é operado e decidirem então replicá-lo, em uma operação igual sob um outro nome. Isto aconteceu a alguns franqueadores, se fazendo um fato preocupante. Um franqueador bom tentará estabelecer um relacionamento positivo com franqueados para evitar este problema. As limitações colocadas aos franqueados são balanceadas geralmente por recompensas, na tentativa de reter sua lealdade.

Como você pode ver, no termo de adesão de uma franquia, deve-se manter em mente a perspectiva do franqueador. Procure um acordo que faça exame de uma aproximação equilibrada. Um franqueador bom é um que deseja criar um relacionamento onde ambos as partes sejam vencedoras.



Princípios Do Franchising

O Processo da Compra de uma Franquia