Informações sobre franchising

Franchising - termos e definições

Que é a diferença entre um franchise e um franchisee? Quem é o commission de comércio federal? Muitos termos são usados geralmente na associação com o conceito de comprar e de possuir um franchise. Se você estiver interessado em compra um franchise, você necessita ser familiar com estes termos. Aqui você encontrará explanações para os termos os mais importantes do franchising.

Franchise/Franquia -- uma franquia é um acordo legal que permite a uma organização com um produto, uma idéia, um nome ou uma marca registrada determinar direitos e informações da concessão sobre operar um negócio a um proprietário independente do negócio. No retorno, o proprietário do negócio (franchisee/franqueado) paga uma taxa e royalties ao franqueador.

Franchisor/Franqueador -- um franchisor é uma companhia que possue um formato do produto, do serviço, da marca registrada ou do negócio e fornece esta a um terceiro, na espera do retorno de uma taxa e possivelmente outras considerações. Um franchisor estabelece frequentemente as circunstâncias sob que um franqueado venha a operar, mas não se controla o negócio nem se tem a posse financeira. McDonald é um exemplo de um franqueador.

Franchisee/Franqueado -- um franqueado é um empreendedor que compra uma franquia de um franquador e opera um negócio usando o nome, o produto, o formato do negócio e os outros artigos fornecidos pelo franqueador. Por exemplo, vendas de franquias McDonald a um franqueado. Isto permite que o franqueado abra e opere o restaurante fast-food de um McDonald.

Taxa de Franquia -- uma taxa paga uma única vez pelo franqueado ao franqueador. A taxa paga pelo conceito do negócio, por direitos de uso das marcas registradas, por auxílio no gerenciamento e por outros serviços do franqueador. Esta taxa dá ao franqueado o direito de abrir e operar um negócio usando as idéias e os produtos do negócio do franqueador.

Taxa de royalty -- uma taxa contínua paga pelo franqueado ao franqueador. A taxa de royalty varia conforme a o potencial de cada empresa, sendo normalmente cobrada sobre o faturamento bruto ganho pelo franqueado ou pré-fixada anualmente em um valor único a ser pago todo mês (Royalty por estimativa).

Legais Impostas ao Franqueador -- de acordo com as legislações de comércio federal dos EUA e do Brasil, diversas exigências legais são colocadas aos franqueadores. Requerem que os franqueadores divulguem toda a informação pertinente à empresa, aos compradores potenciais de um franquia. Estas divulgações fornecem aos compradores potenciais, a maior parte da informação necessária para que estes possam decidir-se ou não pela compra de uma unidade franqueada.

Indicação da divulgação -- Nos EUA trata-se de uma circular oferecendo, um original que fornecesse toda informação em vinte artigos requeridos pelo FTC. A lei requer que um franqueador forneça uma cópia a um comprador potencial da franquia. No Brasil, apesar de não estarem descritos os tópicos em detalhes tão acirrados, é utilizada a mesma forma para negociação.

Marca registrada -- um nome ou um símbolo distinto usado para distinguir um produto ou um serviço particular de outro. Uma marca registrada deve ser registrada no escritório de marcas e patentes dos ESTADOS UNIDOS, do BRASIL, etc.. Pode ser usada exclusivamente pelo proprietário, e ninguém mais pode usá-la sem a permissão do proprietário. Grande parte do valor de um franquia é o direito de usar uma marca registrada reconhecida.



Princípios Do Franchising

O Processo da Compra de uma Franquia