Especialistas da indústria


O que é uma franquia Master?

Por: Email Author

Saiba nesse artigo o que diferencia uma franquia convencional de uma master franquia



Todos já ouviram falar em franquias ou oportunidades de negócios mas o termo Master Franquia continua pouco difundido e desconhecido para muitos.

Os franqueadores conhecem bem este termo mas não difudiram este tipo de conceito para as pessoas que desconhecem esta opção. Na verdade qualquer franquia pode tornar-se uma Master, que representa uma oportunidade única para um individuo com um pouco mais de experiência e motivação.

A definição é simples: Uma Master franquia concede os direitos para um território ou região mais extensa do que uma franquia tradicional e dá na maioria dos casos o direito de vender franquias ou abrir vários pontos de venda.

Este método é muito utilizado por empresas franqueadoras que desejam expandir o seu conceito em um país ou região onde ainda não atuam.

A vantagem para o investidor é a oportunidade de tornar-se por sua vez um franqueador e ganhar não somente com o seu ponto de venda mas com toda região, território ou país recebendo royalties dos franqueados sob a sua rede.

No Brasil já existem algumas empresas que exportam o seu conceito para Europa e outros países mas por outro lado com o crescimento da economia no Brasil muitas empresas internacionais estão de olho no Brasil.

O brasil tem tornado-se cada vez mais prioritário para as empresas estrangeiras devido a necessidade de muitos serviços e produtos para atender um mercado cada vez mais exigente. A Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 abriram os olhos destas empresas sobre o potencial que este mercado pode oferecer para suas empresas. Este é, portanto, um momento único para o investidor de se aproveitar desta oportunidade.

Devido a falta de divulgação desta opção, muitas pessoas qualificadas descartam esta possibilidade e acabam se conformando com uma franquia que está aquem de suas capacidades. As empresas que buscam um Master tem um processo de seleção de candidatos mais rigoroso do que o normal e o investimento inicial necessário é mais elevado do que o de uma unidade convencional.

No caso de empresas estrangeiras muitas exigem o conhecimento da língua inglesa ou o espanhol. Este é um ponto muito importante para o bom andamento da operação. Muitos executivos tem boas noções de outros idiomas mas não se pode esperar que todas as pessoas consiguam se comunicar em português, pricipalmente na fase inicial de implantação do projeto, onde vários especialistas em diversas areas partilharão os seus conhecimentos com o Master franqueado.

Esta barreira pode ser resolvida de maneira fácil para aqueles que tem dificuldades em outras línguas contratando uma pessoa ou tendo um sócio minoritário que fale outros idiomas fluentemente.



Outros artigos de notícias do mesmo mês


Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012