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Pesquisa indica quais são as franquias certas para cada região do País

Por: Email Author

Consultoria US Franchising, que tem atuação nacional, realiza pesquisas periódicas e mantém relacionamento constante com diversas administradoras de shoppings centeres para indicar os melhores negócios para cada setor



Até o final do próximo ano, 499 shoppings centeres estarão instalados por todo o Brasil, priorizando a instalação de franquias de produtos e serviços, negócios que proporcionam mais segurança em relação ao retorno financeiro e comercial. Além disso, a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas estimulam ainda mais o consumo, que será incrementado com um maior fluxo de turistas nos próximos anos.

“O mercado é promissor, mas é preciso saber onde investir para que o negócio dê o retorno esperado”, analisa Eladio Toledo, da consultoria US Franchising – especializada em expansão e formatação de redes de franquia. Para indicar as melhores regiões para a implantação ou expansão de cada franquia, a US Franchising realiza pesquisas exclusivas, com dados atualizados, para medir a viabilidade de um produto ou serviço, por meio do Índice de Potencial de Consumo de cada região. Além disso, a empresa mantém um estreito relacionamento com diversas administradoras de shoppings centeres de todo o Brasil, para captar as melhores oportunidades para cada franqueadora.

Cada região do Brasil tem especificidades, como o hábito de consumo, que devem ser analisadas antes que uma empresa decida fixar-se ali. A US Franchising realiza esse trabalho para diminuir os riscos do investimento. A região Norte, por exemplo, é carente de produtos e serviços nas áreas de alimentação, acessórios pessoais, educação e beleza. Em breve, será inaugurada a primeira galeria de conveniência de Manaus construída com containeres, em uma arrojada e inovadora proposta arquitetônica. É ali que a 80’s Burguer vai abrir mais uma de suas lojas. O Shopping Ponta Negra é o primeiro shopping center voltado para o consumo de luxo em Manaus e ali será instalada uma loja da Jakuru – rede de alimentação especializada em peixes.

No Nordeste, a economia é impulsionada pelo incremento da renda da população, em especial da classe C. Recife é o maior pólo gastronômico do Norte/Nordeste e um dos três maiores do Brasil. É por causa desse apelo que a American Prime Steak House está se instalando em Natal e no Maranhão. Outro destaque da região é o mercado de moda feminina. Por isso, as lojas PinkLou e Sunny Days vão em breve ganhar unidades em Salvador e no Recife, respectivamente.

Já no Centro-Oeste, há uma grande demanda por restaurantes, academias e centros de beleza e estética. Na cidade de Águas Claras, próxima a Brasília, por exemplo, a expansão de negócios das mais variadas áreas tem sido rápida, graças ao aumento populacional gerado pela construção de prédios na região. Depois de conhecer a pesquisa realizada pela US Franchising e usá-la como parte da estratégia da empresa, a American Prime Steak House decidiu abrir uma franquia ali, além de inaugurar seu segundo restaurante na capital federal.

A região Sudeste, apesar de ser uma das mais desenvolvidas do Brasil, ainda tem espaço para crescimento, especialmente na área de roupas femininas e alimentação. Por isso o Pelé Arena Café, um bistrô que utiliza os serviços da US Franchising para a implantação estratégica de suas franquias, vai ter em São Paulo oito restaurantes, que representam metade da rede do Brasil todo. “Com a proximidade da Copa e o nome Pelé na marca, a procura para instalar franquias desse bistrô em todo o Brasil tem crescido”, pondera Toledo. Além da alimentação, o setor de serviços também cresce no Sudeste, o que estimulou marcas como a Doctor Feet a investir na expansão de suas franquias na região.

Já a vocação da região Sul do Brasil é para o comércio de roupas, especialmente moda feminina. Por isso, PinkLou e Sunny Days expandem suas marcas na região. Até o final do ano, a PinkLou terá 50 lojas no Brasil, 12 delas instaladas na região Sul.

Conheça melhor a pesquisa da US Franchising – A US Franchising realiza mensalmente uma pesquisa para detectar as melhores oportunidades de negócios para a instalação de franquias em todos os Estados brasileiros. A periodicidade é mensal, pois o mercado é volátil e muda rapidamente, por isso os dados precisam estar sempre atualizados. A viabilidade de instalação de uma marca em determinada cidade ou região depende do Índice de Potencial de Consumo – IPC – medido em cada pesquisa.

Para realizar o levantamento, a US Franchising conta com uma ferramenta chamada Geomarketing, que mapeia a região para chegar o mais perto do ideal de instalação da futura franquia. “O Geomarketing nos dá o norte para que possamos conhecer melhor o mercado e o desempenho de cada microrregião, com isso conseguimos diminuir as chances de erros para que o retorno dos nossos clientes investidores seja satisfatório”, explica Toledo.

Eladio Toledo - Presidente da US FranchisingSobre a US Franchising

A US Franchising, presidida por Eladio Toledo, é uma consultoria especializada em expansão e formatação de redes de franquias que atua em todo Brasil por meio de escritórios regionais. Reúne consultores experientes que, por conhecerem as características, necessidades e a realidade de cada região brasileira, conseguem promover a expansão consistente de redes de franquias de todos os segmentos. Todos os profissionais da consultoria atuam de forma integrada – e isto se tornou um dos diferenciais da US Franchising: o olhar estratégico para levar cada cliente a atuar em mercados que farão a diferença no seu negócio.



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