Especialistas da indústria


Introdução | Canais de Distribuição do Franchising

Por: Email Author

Conheça melhor o mercado de franchising



Distribuicao do franchising

O crescimento foi de aproximadamente 15-16% / ano nos últimos anos. Para atender as necessidades crescentes da demanda cada vez mais qualificada as franqueadoras adotam e adotaram novos canais de distribuição afim de diversificar suas estratégias.


Pensar em estratégias de distribuição de produtos e serviços é vital para perenidade dos negócios nos tempos competitivos de hoje. Com a sociedade do conhecimento, uma das principais competências é a velocidade de inovação. Perceba que não estamos falando apenas de inovação, conceito que já foi bastante disseminado e sim de velocidade de inovação que transmite uma idéia de dinamicidade e movimento. O ponto é tal que algumas organizações ao atrasar na inovação de seus serviços ou produtos perde valor de mercado na bolsa de valores.


Basta observarmos os novos produtos e serviços que são lançados todos os anos no mercado Brasileiro como por exemplo: novos celulares, novos carros, franqueadoras internacionais entrantes e enfim entre outros(as). O modelo convencional franqueador x franqueado adotado com tanto sucesso nas últimas décadas vem dando espaço para mais 3 modelos. O tradicional e os outros modelos têm um mesmo objetivo: atingir com eficiência, eficácia e efetividade o consumidor final para traduzir resultados positivos e satisfazer os sócios e/ou acionistas.


A seguir os 4 modelos que vêm sendo utilizados:


1)    Franqueador, Master Franqueado e Franqueado


2)    Franqueador, Desenvolvedor de Área e Franqueado


3)    Franqueador e Sócio Operador da Franquia


4)    Franqueador e Franqueado

 

Durante os próximos artigos vamos analisar vantagense desvantagens estratégicas de cada modelo acima. O enfoque será nas estratégias comerciais e estratégias de gestão das pessoas da rede. O pilar central do franchising está baseado no relacionamento de confiança entre as partes Franqueador X Franqueado, Sócio, Master e/ou Desenvolvedor e veremos os motivos dessa afirmação nos próximos artigos.

Vídeo para estimular o Benchmark:

 



Outros artigos de notícias do mesmo mês


Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013