Especialistas da indústria


Prepare-se para abrir sua franquia

Por: Email Author

Dicas importantes na compra de uma franquia



Como escolhi por profissão atuar com o sistema de franquias, é muito comum no dia a dia o contato com curiosos e com candidatos a serem empresários através do sistema de franquias, sejam como franqueadores ou, principalmente como futuros franqueados.

É sempre muito interessante este contato com candidatos a franquia, no momento em que tecnicamente são denominados prospects, ou seja, são franqueados em potencial, mas ainda não firmaram nenhum compromisso formal com a franqueadora.  Há necessidade de uma primeira triagem, através de informações básicas e, posteriormente, o contato pessoal de acordo com a metodologia de trabalho de cada franqueadora.

Neste momento, do contato pessoal, é natural que sujam dúvidas das mais diversas, no entanto, preocupam questões como, por exemplo, se o franqueado tira férias e qual o período! Ou mesmo, se caso o negócio não tenha o desempenho esperado, se o franqueador mantém o faturamento da unidade franqueada! Afinal, ainda que saibamos que por suas características, o sistema de franquias apresente riscos muito menores em relação aos negócios independentes, ainda assim, o risco é inerente ao empreendedorismo, bem como o empresário franqueado ou independente, trabalhará muito mais do que quando era funcionário e dificilmente terá um período de trinta dias de férias ao ano, como tem um funcionário no Brasil.

Neste processo decisório, que primeiro passa pela decisão de empreender, e posteriormente pela decisão de empreender por um negócio de rede, ainda que você não tenha experiência no assunto, recomendo que antes de participar de encontros com os franqueadores que você selecionou para analisar, busque compreender sobre o negócio denominado franchising e isto poderá ser realizado de diversas formas: através de aquisição de guias de franquias disponíveis em livrarias, através de busca de informação no site da Associação Brasileira de Franchising (www.abf.com.br) e cursos que a ABF promove como o "Entendendo o Franchising" e claro, através do Portal Be the Boss (www.betheboss.com.br). O Sebrae através de suas diversas unidades distribuídas pelo país, também tem apoiado em disseminar informações sobre o sistema.

Esta pesquisa inicial, lhe permite maior produtividade quando estiver junto ao seu potencial franqueador e no mínimo, lhe permite minimizar chances de assinar com empresas que não estejam atuando de forma séria em um sistema sério e produtivo para o empreendedorismo e cadeia produtiva do país.

Analise, informe-se e faça bons negócios!!



Outros artigos de notícias do mesmo mês


Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013