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Cuidados na compra de uma franquia em operação

Por: Email Author

Para quem pensa em montar um negócio próprio, a compra de uma franquia já em funcionamento pode ser uma excelente maneira de apressar o início das suas atividades, na área escolhida.

Podemos afirmar que a venda de uma unidade em operação é uma ótima saída para o franqueado que não pode continuar operando a sua franquia, e uma solução para quem tem interesse em uma região que já não possui mais viabilidade de abertura de unidades da mesma rede.

Porém, alguns cuidados precisam ser tomados antes de comprar uma unidade em operação. Em primeiro lugar é muito importante o acompanhamento de uma auditoria contábil e jurídica para avaliar todos os aspectos do negócio existente, especialmente para evitar uma sucessão de tributos e riscos trabalhistas, já que mesmo não estando adquirindo cotas da sociedade atual, o fato de o novo franqueado passar a atuar no mesmo local, com a mesma marca e usando os mesmos equipamentos, instalações e empregados atrai automaticamente um risco de sucessão. É imprescindível que sejam analisados todos os contratos existentes, obrigações trabalhistas e de impostos. E, caso seja identificado algum risco ou débitos a pagar, estes devem ser descontados do preço e quitado antes da assinatura do contrato, para assegurar que a compra seja livre e desembaraçada de quaisquer imprevistos.

Outro fator que precisa ser analisado com bastante critério é qual a situação dos contratos firmados. E o de locação merece atenção especial. Verificar se o proprietário do imóvel aceita a troca do locatário e, principalmente, se vai manter as mesmas condições contratadas anteriormente, é de suma importância. Contratos de fornecimento de produtos e serviços devem ser examinados para assegurar que podem ser cedidos ou assumidos pelo novo franqueado sem necessidade de autorização de outras partes.

Outro ponto importante é identificar se há possibilidade de aumento no faturamento da franquia e levantar por que esse objetivo não foi atingido pelo franqueado atual.

Por fim, mas igualmente importante, faça uma criteriosa avaliação da região onde se situa a unidade e estude formas de divulgação que atraiam mais clientes.



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