Especialistas da indústria


Uma reflexão sobre processo de tomada de decisão

Por: Email Author

Como coach sou procurada com frequência por pessoas que estão com dificuldades para tomar decisões. Uma parte delas buscando novas oportunidades de negócios e dentre estas oportunidades a área de franquia oferece uma diversidade fantástica.

Para estes casos, gosto muito de propor a seguinte reflexão por meio de quatro dimensões que temos dentro de nós.

A primeira é a Razão, onde mora o conhecimento, o julgamento do certo ou errado, bem como a ilusão que um dia saberemos tudo sobre algum assunto. Essa dimensão desiquilibrada me torna inseguro, pois acabo achando que não estou pronto para as novas oportunidades. Você deve conhecer alguém que tem muitos projetos na cabeça ou em arquivos no computador e cada vez que você o encontra ele tem um mais legal ainda, mas nenhum foi implantado.

A Emoção, é a segunda dimensão, nela moram os relacionamentos, o julgamento do gostar ou não das pessoas ou das coisas e a ilusão que um dia serei amado ou admirado por todos. Essa dimensão fora do eixo me trava, pois fico buscando agradar a todos em tudo que faço, e com isso perco autonomia. Todo mundo tem um colega, ou um vizinho que sempre quer estar bem na foto, faz tudo para ser o bonzinho e receber um elogio.

A terceira, a Sensação, é a mais concreta de todas, o corpo, a ação, o dinheiro.  Aqui resolvemos se fazemos ou não o que pensamos ou sentimos. Esta dimensão enfraquecida ou inflada, nos leva a fazer as coisas de forma inconsequente ou não fazer nada deixando a vida passar. Está na moda, ter a agenda cheia, estar ocupado o tempo todo e o celular tocar a cada minuto, não dá tempo de almoçar ou cuidar da saúde. Tempo para as relações familiares e sociais deixou de existir nem sei desde quando, o que importa para essa pessoa é fazer, embora quando perguntamos se ela sabe para onde está caminhando ou o seu propósito de vida, ela faz uma cara de quem está muito ocupada para cuidar dessas banalidades.

A Intuição, a quarta dimensão, é a mais sutil de todas, a criatividade, os insights, a ligação com o sagrado habitam aqui. Quando nos desconectamos dessa dimensão a vida perde o sentido, o corpo adoece e os problemas passam a ser demasiadamente complicados, pois a criatividade que poderia me trazer as soluções não me visita há muito tempo. Por ser a dimensão mais sutil, em qualquer desajuste que ocorrer entre as outras três, é a primeira a desaparecer.

Para quem gosta de matemática, a vida funciona em base 100%, se eu tenho quatro dimensões, cada uma teoricamente teria direito a 25%. Consequentemente, o que acontece se alguma delas assumir 80% dos meus processos decisórios? Sobrarão 20% para as outras três dimensões se expressarem. E, é aqui que mora o insucesso ou fracasso, proveniente da ignorância, isto é, ignorar uma das dimensões, sendo que as quatro representam nossa sabedoria interior.

Agora é sua vez, está pensando em entrar no negócio de franquias ou expandir a sua operação atual?

Pergunte para a Razão: O que conheço sobre o mercado de franquias? Com quais pessoas da área posso conversar? Quais as possíveis localizações e o potencial de consumo?

Pergunte para a Emoção: O que é necessário para atrair os clientes certos? Precisarei de equipe? Como atrair e reter talentos? Estou sendo movido por algum medo que desconheço?

Pergunte para a Sensação: Tenho todo o capital necessário para a operação? Tenho fôlego até o negócio atingir o ponto de equilíbrio? Terei tempo para fazer tudo que estou me propondo neste negócio, sem abrir mão da minha qualidade de vida?

Pergunte para a Intuição: Esse negócio faz sentido para minha vida? Ter uma franquia faz parte da minha missão de vida? Poderei aplicar meus talentos e valores nesse mercado?

Somente depois de ter consultado sua sabedoria interior, representada pelas quatro dimensões, você terá consciência para tomar sua decisão de forma integral.

O momento da decisão é o primeiro passo para o SUCESSO ou para o fracasso de seu negócio.



Outros artigos de notícias do mesmo mês


Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012