Iran Ferreira - CEO da Lubilu

Por: Email Author

 Uma franquia sustentavel e divertida

Que tal aliar a sustentabilidade aos negócios sem perder em rentabilidade? Esta foi a ideia de Iran Ferreira e Lúcia Lopes, dois empresários de Campinas, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo, que criaram a marca Lubilu.

No início deste ano, eles desenvolveram um novo conceito de franquia, baseado em um modelo de negócio que traz a sustentabilidade como premissa para a venda de produtos infantis no mercado. “Nossa ideia foi mostrar na prática, ou seja, por meio da comercialização de fraldas, roupas, brinquedos, livros e acessórios ecologicamente corretos, a importância e a necessidade da conservação do meio ambiente. Nosso compromisso é contribuir para a formação de uma nova geração de adultos preocupados com a sustentabilidade do planeta, por meio da sensibilização e da educação das crianças desde cedo sobre as questões ambientais", garante Iran Ferreira, CEO da Lubilu e entrevistado do portal BeTheboss.com.br do mês de agosto.

Iran, que recentemente se tornou pai  de uma menina, se preocupa muito com o futuro que quer deixar para a filha, e acredita que seja uma obrigação dos investidores do país agregarem o conceito de sustentabilidade em seus negócios, tanto nos novos empreendimentos, quanto nos antigos. “Precisamos de uma legião de empresários engajados com as questões ambientais, que pensam no futuro do planeta para seus filhos, sobrinhos e netos. Vale ressaltar que ao investir em uma franquia ecologicamente correta, como a Lubilu, toda a sociedade sai ganhando com a sua implantação”, garante Iran.

Confira abaixo a entrevista que o portal BeTheboss.com.br realizou  com o diretor e CEO da empresa, Iran Ferreira.

Como e quando surgiu a ideia da implantação de uma franquia de produtos infantis sustentáveis no país?
A Lubilu com o conceito de infância sustentável nasceu no primeiro semestre de 2012, fruto de um sonho meu e de minha sócia, Lúcia Lopes, que foi concretizado após muitas pesquisas de mercado e a percepção de que havia uma lacuna no mundo dos negócios quanto à comercialização de produtos ecologicamente corretos para o mercado infantil. A partir daí, demos forma à Lubilu como ela é hoje.  

Levando em consideração a questão ambiental, quais tipos de produtos a Lubilu comercializa em suas lojas?
Os produtos que comercializamos vão desde fraldas biodegradáveis até roupas de algodão cru, além de brinquedos e livros pedagógicos ambientalmente corretos. Para oferecer tudo isto aos nossos clientes, pesquisamos diversos tipos de produtos e  buscamos parceria com fornecedores certificados. Um trabalho árduo, já que a maioria das empresas brasileiras não trabalha com matérias-primas ecologicamente corretas e muitas ainda estão se adequando.

O discurso sustentável também inclui o projeto da loja? Como ele está presente na implantação da franquia?
Não poderíamos ter um conceito de franquia, sem levar em consideração a estrutura das lojas Lubilu como um todo. Por isso, pensamos em cada detalhe necessário para sua implantação e alinhamos com um projeto sustentável de obra para a parte física das lojas. O projeto de montagem leva em conta a utilização de móveis e cabides feitos de papelão; uso de piso, etiquetas e sacolas ecológicas; distribuição de tags em papel semente para os clientes; além de redução significativa no consumo de água e energia elétrica para a realização da obra. Por isso, idealizamos uma loja modelo na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, que fica no Shopping Jaraguá. Lá, todos podem conferir o resultado desta nova concepção de loja sustentável.

A preocupação com o meio ambiente acaba elevando o custo de implantação das lojas? Os produtos oferecidos saem mais caros para o consumidor?
Não, de forma alguma. Ao contrário. Em nossos processos reduzimos custos, pois otimizamos todo o processo e uso de materiais, minimizando também os impactos ao meio ambiente com a minimização do consumo de água e energia elétrica, além de toda a construção ser feita com materiais que não agridem o meio ambiente. O mesmo se dá com os nossos produtos, como roupas, brinquedos e livros, que são vendidos por um valor compatível de mercado e utilizando materiais certificados. Buscamos aliar a questão ambiental com rentabilidade e qualidade, sem prejudicar a filosofia da empresa, proporcionando uma franquia que preza pela sustentabilidade do início ao fim.

Quais são as principais ferramentas e estratégias utilizadas na divulgação da marca?
Utilizamos anúncios periódicos em jornais, revistas e programas de televisão do interior de São Paulo, onde fica a loja modelo da marca. Além disso, usamos também o site da empresa e as redes sociais, que têm um destaque especial, com a divulgação de um conteúdo especializado com cunho infantil e ambiental feito por jornalistas. Nosso foco na web, neste primeiro momento, é levar informações interessantes e relevantes para nossos clientes, principalmente para mães, avós, tias e madrinhas, que são as maiores compradoras de nossos produtos. Depois desta etapa, a partir da ampliação da nossa rede de franqueados, passaremos a pôr em prática uma nova política de divulgação, com publicidade nacional e uma maior interatividade com o nosso público-alvo, a fim de sedimentar a marca no mercado.

Você acredita que alguns clientes da loja possam vir a ser franqueados da marca? Como prevê o crescimento da Lubilu no mercado nacional?
Claro! Entre os perfis que buscamos em nossos franqueados está o das pessoas que são apaixonadas por meio ambiente e adotam o conceito da marca como uma filosofia de vida, buscando viver de forma sustentável, preocupadas com o futuro do planeta para seus filhos. Além disso, o valor de investimento para a montagem de uma franquia é extremamente atrativo. A taxa de aquisição é de 180 mil reais, já incluindo móveis, estoque, sacolas, entre outros materiais. O retorno estimado do investimento é de 24 meses e há taxas de 7% de Royalts e 3% de Marketing. Tudo isso para manter uma estrutura adequada, que proporcione um índice elevado de vendas e a expansão das franquias Lubilu pelo Brasil.

Qual é a relação da Lubilu com os franqueados? Como a empresa prepara seus investidores?
Nossa relação é de parceria e apoio mútuo. Oferecemos aos franqueados todo suporte necessário para a administração da loja. Antes de abrir uma franquia, os investidores participam de treinamentos de Administração; Atendimento ao Cliente; Gestão da Qualidade; Gestão de Estoque; Implantação de Loja; Informática; Negociação Comercial; Planejamento; Produtividade; Seleção e Treinamento da Equipe de Vendas.

Quais são os seus segredos pessoais para o sucesso e o crescimento da Lubilu no cenário nacional?
Trabalho árduo, respeito pelos franqueados e pelos demais profissionais que trabalham comigo. Gosto muito de focar no desenvolvimento das pessoas e das equipes, acredito que reuni-las e motivá-las para um mesmo objetivo, seja o grande diferencial de uma empresa. É isto que pretendo fazer para nos tornarmos uma grande marca no segmento infantil.

Qual é o significado do cata-vento no logo da Lubilu?
O cata-vento é um instrumento universal para medir a velocidade do vento, também utilizado para gerar energia limpa por meio da força da natureza. Na cultura chinesa acredita-se que o cata-vento transforma obstáculos em oportunidades. Cata-ventos simbolizam energia, movimento, animação. Girar e transformar e girar de novo. Para as crianças é um brinquedo simples, mas que encanta, e para nós é um objeto perfeito que reforça o conceito de sustentabilidade da nossa marca e de nossos produtos.

Qual a sua mensagem final para os leitores do portal?
Agradeço a oportunidade de poder contar um pouco mais sobre o projeto de franquias da Lubilu e a forma como pensamos sobre empreendedorismo e sucesso nos negócios. Além disso, gostaria também de deixar uma mensagem para todos aqueles que querem abrir um negócio: empreender é correr riscos calculados, ser entusiasta e encontrar soluções para os problemas. Se você deseja ter um negócio próprio, não perca mais tempo e não deixe mais oportunidades passarem em sua vida. Conte conosco nesta jornada.

Quer ser um franqueado? Saiba mais sobre a franquia Lubilu e seja um franquado.


Leia mais sobre Lubilu - Infância Sustentável e solicite mais informações.