Quer comprar uma franquia?

Diariamente, sou procurado por muitas pessoas que querem comprar uma franquia. Muitas vezes, elas nem sabem em que tipo de negócio pretendem investir. Sabem apenas que o modelo de franquias é o ideal para suas pretensões no mundo dos negócios.

Confesso que sou um entusiasta do sistema de franquias – que acompanho, de perto, há mais de duas décadas. Quando você se torna um franqueado, tem a possibilidade de investir num modelo de negócio testado e recebe o apoio necessário para que tudo dê certo.

Porém, sempre faço questão de deixar bem claro que investir numa franquia não é garantia de sucesso – e muitos investidores pensam assim. O franqueador não é um patrão que lhe dará ordens a cumprir ou a receita do sucesso. Ele, apenas, lhe concede o direito de usar a marca que criou, mas, em contrapartida, recomenda que você siga padrões por ele estabelecidos para que tudo dê certo. Estes padrões - somados ao seu esforço, dedicação e foco no negócio, entre outros aspectos – é que farão com que a franquia seja rentável.

Para quem está decidido a comprar uma franquia, seguem alguns aspectos que precisam ser analisados num primeiro momento:

- Se você ainda não sabe em que segmento pretende investir, procure um negócio com o qual se identifica e não aquele que, nos números, é o mais lucrativo. É muito complicado trabalhar com algo que não agrade.

- Vencida esta etapa, procure conhecer a operação em detalhes. Converse com franqueados – novos e antigos - e procure entender o que eles fazem e a percepção que têm do negócio. Quase sempre é possível obter boas informações nestes bate-papos informais.

- Quando tomar sua decisão é a vez de conversar com a franqueadora. Analise números, verifique a parte legal e os planos da marca. O que ela oferece em se tratando de inovação? Que tipo de apoio dá aos franqueados? O que faz para diferenciar-se da concorrência? Como é vista pelo mercado? Qual é a força de sua marca?

Se esta pesquisa inicial – tão importante e indispensável – tiver um saldo positivo, siga em frente. E seja bem-vindo ao sistema de franquias!

* Eládio Toledo é presidente da consultoria US Franchising, que possui escritórios regionais espalhados pelo Brasil. Com isso, agindo de forma integrada, consegue mapear as boas oportunidades de negócio em cada região. Toledo foi da diretoria da ABF e do SINDEPRESTEM – Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo – e é atual diretor da Câmara de Comércio Angola-Brasil.