Case de Sucesso em Franquias de Serviços: Guia-se Negócios pela Internet

Por: Email Author

A trajetória de José Rubens Oliva Rodrigues

José Rubens Oliva Rodrigues - Franquia  Guia-se Negócios pela Internet

Há 15 anos à frente da Guia-se Negócios pela Internet, o administrador de empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, José Rubens Oliva Rodrigues, vem conquistando o Brasil através da expansão da empresa pelo sistema de franquias, a Franquia Guia-se.

Marketing digital, links patrocinados, sites de baixo investimentos, otimização de sites, campanhas no facebook são trabalhos da Guia-se que já conquistaram comerciantes de Indaiatuba, interior de São Paulo, onde fica a sede da empresa.

José Rubens tem 38 anos e é casado há quatro com a arquiteta Isabel Fernanda Sombini, com quem tem um filho de dois anos e oito meses, Enzo. O administrador nasceu em São Paulo e ainda na infância mudou-se para Indaiatuba, quando a empresa em que o pai trabalhava transferiu sua sede para a cidade.

A Guia-se Negócios pela Internet surgiu em 1997, a partir de um convite feito a José Rubens por dois amigos. O grande propósito era o de aproveitar a tendência mais forte da época: negócios pela Internet.  “Até então, eu ainda realizava uma segunda atividade, de representante comercial. Em 2003, tomei a decisão de ficar somente com a Guia-se”, relembra o empresário.

Trabalhando com a Guia-se, José Rubens comenta que percebeu que as empresas do setor não contavam com uma organização adequada nas áreas de atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos e serviços. “Decidi que nosso compromisso principal deveria ser com os resultados do cliente”, conta.

O administrador entrou na sociedade já no início da empresa. Segundo ele, a idéia era a de ter um guia de anúncios em cada cidade onde os sócios residiam. Em Indaiatuba, cidade onde José Rubens reside, o negócio apresentou um salto muito grande - cerca de 160 anunciantes em um ano, diferente dos resultados nas outras duas cidades. “Isso exigia muito trabalho meu. Já os demais sócios não tiveram um bom número de anunciantes e resolveram sair da sociedade”, diz. A parceria durou um ano e meio.

Desfeita a sociedade, José Rubens visualizou e investiu em outro nicho de mercado. “Antes, a Guia-se só vendia anúncios, mas as pessoas me questionavam se a empresa não desenvolvia sites. No início de 1999, comecei a trabalhar com sites com domínios próprios e layouts diferenciados, o que foi bem aceito pelos clientes”, explica.

Sozinho à frente da Guia-se desde então, hoje o empresário conta com quinze colaboradores e mais de 100 franqueados que juntos já atenderam mais de 1500 clientes. “Ao todo, desenvolvemos mais de 2.000 projetos. Nossa especialidade é fazer com que as empresas tenham resultados com a Internet”, declara.

Para José Rubens, o fator do sucesso da Guia-se é “a confiança dos clientes em seu trabalho, adquirida por meio dos resultados e dos esforços dos colaboradores que atuam em sintonia com a filosofia da empresa: sempre dar um passo a mais em busca de superar a expectativa do cliente”.

Atualmente, o projeto da empresa para continuar crescendo é manter o foco no treinamento dos colaboradores, franqueados e a busca por novas tecnologias, “sempre visando melhorias e resultados para os clientes”, enfatiza o administrador.

Expansão

Para a expansão da empresa, a Guia-se escolheu o sistema de franquia, fundamentado no princípio de que o crescimento comercial acontece em conjunto com o franqueado. Este, por sua vez, entende a importância de sua participação no progresso do negócio como um todo e para todos.

A Franquia Guia-se, empresa associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), foca a publicidade na Internet e oferece um modelo diferencial aos franqueados, com serviços, produtos e suporte completos e totalmente direcionados ao sucesso dos clientes.

Em seis meses, a empresa já soma mais de 100 franqueados em 17 estados. “Nossa meta é atingir 150 unidades no final de 2012. É extremamente motivante abrir oportunidades de crescimento a outras pessoas por meio de projetos na Internet, colaborando também um pouco com o desenvolvimento do País”, observa José Rubens.

Apesar de atuar a pouco tempo no formato de franquia, a Guia-se Negócios pela Internet já se orgulha dos resultados obtidos por seus franqueados, sendo que alguns obtiveram o retorno do investimento em menos de 6 meses. 

Segundo Rodrigues, os principais fatores para os resultados de nossas franquias são o suporte aos nossos franqueados e o nosso know-how de 15 anos de mercado que é disponibilizado durante os treinamentos.


Leia mais sobre Guia-se Negócios pela Internet e solicite mais informações.