Notícias das franquias


30/06/2015

Alta rentabilidade e diferenciais competitivos

Sketch Men´s Collection, lançamento da expansão nacional da marca mineira consagrada, há 25 anos, como uma das mais competitivas redes do segmento de moda masculina

Alguns diferenciais constroem uma marca forte e uma rede sólida. A preocupação com a qualidade do produto e a fidelização do consumidor são alguns destes quesitos, comprovados e garantidos pela satisfação de multifranqueados na rede e por 25 anos de história. Esse é o caso da rede Sketch Men´s Collection, que, nesse ano, abriu a oportunidade de expansão nacional para novos franqueados interessados no segmento de vestuário masculino.

Carlos Lima, em 1990, que já tinha atuado no segmento de franquias como franqueado, criou a marca Sketch Men´s Collection sob a ótica de quem aprendeu o que funcionava e o que precisava ser depurado dentro de uma operação com unidades franqueadas. Nos primeiros anos, a marca se consolidou e ficou forte na região de Minas Gerais, atingindo mais de 20 lojas próprias.

Um dos diferenciais da marca é o mix de produtos. “Vestimos o homem ‘de cabo a rabo’ para qualquer ocasião. Da entrevista de emprego, com ternos, camisas, sapatos, meias, passando pelo final de semana com jeans, polos e bermudas, até a viagem para a praia, com shorts, sungas e chinelos”, afirma Fábio Longo, diretor de expansão da marca.

A Sketch veste o homem contemporâneo, despojado, jovem e sofisticado, que gasta em média R$200 em suas unidades. O posicionamento da marca fica no nicho intermediário que garante qualidade com preço, em geral, 40% mais baixo do que as marcas concorrentes nos vários tipos de produto que oferece. Consegue assim, se posicionar na pirâmide da moda entre marcas muito conceituadas ganhando no tíquete de cada produto, e oferecendo uma experiência de consumo que faz o cliente voltar.

Hoje, a rede conta com 35 unidades franqueadas e 15 lojas próprias e pretende focar na gestão da marca e nas estratégias da empresa, deixando a operação para os parceiros franqueados, por isso incrementou sua expansão pelo canal de franquias desde o ano passado, “já estamos presentes em São Luiz do Maranhão, Maceió, Espírito Santo e interior de São Paulo, além de Minas Gerais e Manaus, onde já operávamos”, informa o diretor.

Ainda nos primeiros anos da operação, há 18 anos, expandiu sua atuação para a Região Norte, com um parceiro licenciado que hoje tem três unidades, com planos para inaugurar sua quarta unidade, todas em Manaus. Dentro da rede, quase 100% dos franqueados possuem mais de uma unidade, ou já estão planejando a inauguração da segunda ou terceira unidade. “Somos uma franquia criada por um ‘franqueado’ para ‘franqueados’, por isso conseguimos gerar satisfação na rede e garantir o apoio e suporte necessários que fazem com que nossos parcerios se sintam confortáveis em operar seus negócios e crescer conosco”, afirma Fábio.

 

Diferenciais competitivos

A Sketch tem fábrica própria há 20 anos, e knowhow na fabricação e controle de qualidade que possibilitam gerenciar margens e preços internamente, sem depender das variações externas, do mercado e dos fornecedores. Não é todo o mix de produtos que é de fabricação própria - jeans, acessórios e sapatos são terceirizados. “Nesse caso, temos uma rede de fornecedores estratégicos espalhados por todo o território nacional, e essa prática garante o controle de demanda e o abastecimento da rede, mesmo em picos de consumo”, explica.

Além do controle interno na composição do preço e no padrão de qualidade dos produtos, outro diferencial competitivo da marca é a negociação dos aluguéis. A franqueadora se envolve e assume essa negociação para garantir força e viabilidade na operação de cada unidade, não deixando que esse, um dos componentes mais importantes no fluxo de caixa dos varejistas, seja um problema para seus franqueados. Essa negociação, a grande maioria das vezes, chega a garantir percentuais de economia tão expressivos para os franqueados, que até viabiliza o investimento em uma segunda ou terceira unidade, garante o franqueador.

Pulo do gato

Outro fator primordial para a saúde da operação é o estoque. Não existe a obrigação periódica de renovação, somente da reposição. “Nossa moda é baseada na fast fashion, o que facilita o controle e a adequação de cada loja a seu público, sem que hajam cobranças por parte da franqueadora, ou desabastecimento para as unidades.”

Além da pouca concorrência, a não necessidade de liquidar o estoque a cada coleção são o ‘pulo do gato’ da operação. Essa prática faz com que a rede se fortaleça, sempre. “É a tranquilidade que nosso franqueado tem de poder trabalhar só com o reabastimento de seu estoque, e de poder chamar seu cliente para ver as novidades semanais que tem para oferecer, e não de ter que se descapitalizar, liquidando, para zerar a loja a cada troca de estação”. 

Expansão

“Nossas unidades performam muito bem em lojas de shopping ou de rua. E, em cidades com no mínimo 70 mil habitantes - temos cases de sucesso tanto em capitais como no interior dos estados onde já atuamos. Isso se dá pelo posicionamento de nossa marca, e pela equação preço e qualidade de nossos produtos”, explica o diretor.

O player ideal para nossa rede é aquele que se dedica a operação, e não quem monta a unidade e atua em outra área. “Já tivemos casos de franqueados que montaram sua unidade achando que iam operá-la como segundo negócio, mas num curto espaço de tempo acabaram tendo um retorno compatível e passaram a se dedicar totalmente a gestão do negócio”, explica.”Nossa grande preocupação é a de preservar nossa marca, construída nesses anos todos. Nossos futuros franqueados, muito mais do que ter o potencial financeiro de implantação, tem de ter nosso perfil. Isso é fundamental. Quando fechamos um contrato de franquia, ‘começamos’ um longo e duradouro relacionamento, e não, finalizamos uma negociação e pronto”, completa.

E, continua, “somos muito cuidadosos no plano diretor e no planejamento da nova unidade. Simulamos a operação no ambiente ideal e no real, no cenário positivo e no negativo. E é nessa última situação que a decisão deve ser tomada e a loja tem de ser rentável”, finaliza.

A meta da marca é praticamente triplicar a rede só nos pontos mapeados no estado de São Paulo, além da região Nordeste. Hoje, a fábrica atende algumas lojas multimarca, com o intuito de divulgar o produto em locais onde ainda não existem unidades. Essa estratégia é positiva para divulgação e marketing do produto e prepara o público consumidor para a rede franqueada que vai ser implantada nesses locais.

Investimento

O investimento médio para abrir uma unidade Sketch Men´s Collection é de R$330 mil, mas normalmente, a partir da negociação que o franqueador consegue e com a triagem de lojas já prontas, que necessitem de um custo de instalação muito menor, os novos franqueados tem investido, na prática, 20 % menos.



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